Além de DiCaprio, confira mais famosos que são parceiros da natureza
Por estarem na mídia, muitos famosos aproveitam a visibilidade para se posicionarem. Arte: Ynara Trindade |
Por Caio Machado
Em resposta à publicação, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o governo federal está lançando o projeto de preservação “Adopt1Park”. Nele, qualquer pessoa ou empresa pode escolher 1 dos 132 parques da Amazônia e patrociná-lo a 10 euros por hectare ao ano. Em seguida, escreveu um tweet dizendo “Você vai colocar seu dinheiro onde sua boca está?”
Esta não foi a primeira vez que DiCaprio foi criticado pelo governo federal. O ator já foi acusado por Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, de fazer parte de uma “conspiração” comandada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Além disso, o presidente Jair Bolsonaro culpou o famoso como um dos responsáveis pelos incêndios na Amazônia. O ativista também foi convidado pelo vice-presidente Hamilton Mourão a fazer uma caminhada pela Amazônia para ver “como funcionam as coisas”.
Leonardo DiCaprio não é a única celebridade que usa sua influência para lutar pelas causas ambientais.
Bono é bem conhecido por seu trabalho como ativista. Foto: Philippe Wojazer/Reuters |
O vocalista da banda U2 é co-fundador da The Rise Fund, fundo de investimentos que, dentre outras funções, oferece soluções para que empresas consigam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.
Em 2011, durante a passagem do U2 no Brasil na série de shows da turnê 360°, Bono levou o Greenpeace para as apresentações da banda em São Paulo. A organização ambientalista esteve presente em um estande, que divulgava atividades e materiais sobre a preservação das florestas brasileiras aos milhares de fãs da banda. Na mesma época, o cantor também se encontrou com Dilma Rousseff, ainda presidente do Brasil, para expor sua preocupação em relação à reforma do Código Florestal discutida naquela época.
2. Cate Blanchett
Cate Blanchett é um dos principais nomes da causa ambientalista na Austrália, seu país natal. Foto: Joel C. Ryan/Invision/AP |
Conhecida por seus papéis em “Carol” e “Thor Ragnarok”, Cate Blanchett é associada à Fundação Australiana de Conservação e assumiu o compromisso de reduzir sua pegada de carbono. Para isso, instalou painéis de energia solar em casa e diminuiu em 20% o consumo doméstico de água e luz.
Cate é uma das principais personalidades no comando da Hora do Planeta em Sydney, projeto que incentiva todos a apagarem as luzes de suas casas e empresas por uma hora, como forma de conscientização sobre as mudanças climáticas.
A atriz também participa de manifestações em defesa do meio ambiente e realiza doações para organizações defensoras da causa.
3. Mark Ruffalo
Mark Ruffalo em protesto contra o fraturamento hidráulico. Foto: Reuters/Andrew Burton |
Famoso por interpretar o Hulk nos filmes da Marvel, Mark Ruffalo é um grande defensor do meio ambiente e usa de sua fama para atrair a atenção do público para a causa.
O ator é contra organismos geneticamente modificados e crítico ferrenho do processo de fraturamento hidráulico, que consiste em introduzir toneladas de água misturada com areia e produtos químicos no solo em alta pressão para quebrar a rocha, com o objetivo de liberar reservas de óleo natural e gás.
Ruffalo também participa de protestos em defesa do meio ambiente e defende o Novo Acordo Verde.
4. Edward Norton
O envolvimento de Norton com o ativismo é uma herança de família. Foto: WireImage/Getty Images
|
Lembrado por seu papel como protagonista em “Clube da Luta”, o ator é o embaixador da Organização das Nações Unidas para a biodiversidade desde 2010. Também é membro do conselho de um fundo pela conservação da vida selvagem, investe na preservação do Grand Canyon e patrocina ONG’s ambientalistas, como a Wilderness Society e a Earthjustice.
Seu envolvimento com causas ambientais é uma herança de família: o pai do ator também é ativista e atua pela conservação do meio ambiente.
5. Jane Fonda
Jane Fonda, à direita, acompanhada da atriz Lily Tomlin (ambas protagonistas da série Grace and Frankie, da Netflix) em um dos protestos. Foto: Eva Hambach/Agence France-Presse – Getty Images |
Aos 82 anos, Jane Fonda é uma das participantes do grupo ativista “Fire Drill Fridays”, que busca chamar atenção para a urgência das mudanças climáticas por meio de protestos às sextas-feiras.
Gostou? Confira também nossas matérias Top 5 de celebridades brasileiras que lutam pelo meio ambiente e Conheça 5 jovens ativistas ambientais brasileiros!