Alunos do ensino médio puderam desenvolver e aprofundar conhecimentos sobre as mudanças climáticas e as consequências das ações humanas no meio ambiente
Por Mateus Tonon Maciel
Na última terça-feira, 7 de novembro de 2023, a Escola Estadual Eduardo Velho Filho foi palco de uma série de palestras promovidas pelo projeto de extensão Impacto Socioambiental, vinculado à Unesp Bauru e coordenado pela professora Liliane de Lucena Ito. O evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda das mudanças climáticas e das consequências das ações humanas no meio ambiente.
A primeira palestra, ministrada pelo professor Helber Custódio de Freitas, especialista em Meteorologia e Doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo, foi uma provocação aos alunos para entender como o consumo está associado às mudanças climáticas.
Além da contribuição do professor Helber, a voluntária do projeto de extensão e graduanda de meteorologia, Linda Muzareli, conduziu uma segunda palestra, enriquecendo ainda mais o evento com seus conhecimentos. Comprometida com a causa ambiental, a voluntária realizou a dinâmica da pegada ecológica com os alunos, em seguida explicou como as matérias estudadas no ensino médio são a base teórica para entender a complexidade das mudanças climáticas.
A iniciativa faz parte de uma série de ações educativas promovidas pelo projeto de extensão em colaboração com a escola estadual, visando preparar os alunos para compreender e lidar com as questões ambientais. Além disso, a ação está integrada a um projeto maior de instalação de uma radioescola na instituição, programada para o final do próximo ano.
O professor Manoel Vitor, que trabalha na escola Eduardo Velho Filho, ressaltou a relevância dessas atividades educativas, afirmando que “essa comunicação entre a universidade e a escola pública é bem interessante. E um especialista vindo aqui, conversar com os alunos, agrega muito a formação deles e o conhecimento sobre um tema muito relevante”.
Os estudantes, participando ativamente das palestras, tiveram a oportunidade não apenas de adquirir conhecimentos técnicos, mas também de engajar-se em discussões sobre como podem contribuir para a preservação do meio ambiente em seu cotidiano. A expectativa é que essas ações inspirem mudanças positivas na comunidade escolar, culminando na instalação da radioescola como um meio de disseminar ainda mais informações e incentivar práticas sustentáveis entre os alunos. Veja abaixo as imagens do evento.