Em visita à E.E. Eduardo Velho Filho, extensionistas tiveram a oportunidade de levantar debates sobre o descarte consciente, reaproveitamento e reciclagem de materiais
Por João Paulo Campos. Edição de Liliane Ito
Na última segunda-feira (22) a equipe do projeto Impacto Socioambiental, ligado à Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Unesp, realizou uma visita à Escola Estadual Eduardo Velho Filho, na cidade de Bauru. Alunos e funcionários assistiram a palestras sobre a importância da reutilização e reciclagem de resíduos, além da conhecer o documentário “Marcas do Chumbo: a história do menino David”.
Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a três palestrantes especialistas em suas áreas de atuação e discutiram sobre a importância da reciclagem, a partir de uma perspectiva de cultura sustentável, alinhada aos preceitos propostos pela Agenda 2030.
Com abertura da professora Beatriz Antoniassi, foi realizada uma discussão acerca do descarte consciente de resíduos. Sua apresentação buscou alinhar, em uma perspectiva pedagógica, conceitos e práticas úteis ao cotidiano que facilitariam a prática da reciclagem, promovendo a conscientização sobre a produção de lixo na cidade.
Após a fala de Beatriz, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho realizado pela ASCAM (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região), na figura de Guilherme Coral, representante da COOPECO (Cooperativa Ecologicamente Correta de Materiais Recicláveis de Bauru). Em sua fala, foi explicado o trabalho das cooperativas da cidade de Bauru e os diferentes processos de separação na coleta de recicláveis, que vão além da mera separação dos detritos em locais adequados.
O trabalho das cooperativas impacta diretamente a vida de cerca de 60 pessoas envolvidas, que vai desde a coleta nas ruas, nos condomínios e em comércios associados, até a destinação final para os compradores que atuam na indústria da reciclagem.
Por fim, a escola ainda deu espaço para a divulgação do trabalho de Leandro Ferrari, produtor audiovisual local, que explicou um pouco sobre seu documentário intitulado “Marcas do Chumbo”. Baseado no livro homônimo, a obra conta a história do crime ambiental cometido pela empresa Ajax que levou à contaminação de cerca de 300 crianças com metais pesados, como o chumbo e matérias-primas da fabricação de baterias veiculares.
O trabalho não se encerrou nesta visita, o Impacto Socioambiental ainda prepara uma terceira visita, que oferecerá aos estudantes do colégio uma oficina de Podcast que será ministrada na segunda-feira, dia 29 de abril. Nesta terceira etapa, planeja-se instruir os alunos sobre os procedimentos básicos para a realização de um podcast experimental, pelo qual os alunos poderão contar suas experiências com o projeto.