O decreto que liberava a exploração mineral na Renca foi revogado, mas área ainda está sob ameaça
Reserva Nacional do Cobre e Associados (Foto: Editoria de Arte/G1)
Temer e a bancada ruralista
A bancada ruralista, ou Frente Parlamentar da Agropecuária, é formada por deputados do Congresso que defendem medidas que beneficiem o agronegócio, muitas vezes em detrimento do meio ambiente. Seu objetivo é reivindicar por mais financiamento rural e pela flexibilização das leis trabalhistas e ambientais.
Além disso, a bancada ruralista critica a reforma agrária.Há uma forte relação entre Michel Temer e esses políticos, pois foi com o apoio dos ruralistas que o atual presidente conseguiu a maioria dos votos para rejeitar a denúncia contra ele no plenário da Câmara. Temer foi acusado de usar a Amazônia como moeda de negociação com esses deputados. A exploração das riquezas minerais da Renca beneficiaria muito a bancada ruralista e as empresas de mineração privada.
(Foto: prodbdf) |
Quando a reserva foi criada, apenas a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que é uma empresa pública do Ministério de Minas e Energia, podia explorar a Renca mas com o objetivo de fazer pesquisas geológicas para avaliar os minérios na região.
Manifestações contra o decreto
O governo decidiu revogar o decreto após a repercussão extremamente negativa tanto no país como no exterior. As manifestações ocorreram no Rio de Janeiro, em Ipanema, organizados pela ONG ambientalista Greenpeace. Protestos também foram feitos no festival de música Rock in Rio por artistas e pelo público.
Mobilização em Ipanema Contra a Extinção da Renca (Foto por Greenpeace Brasil) |
Edição: Mariane Borges