Com mais de 30 ações realizadas, o projeto leva cor para o dia a dia dos estudantes baurenses
Por Renata Otaviano
Desde 2012, o projeto social Ao Vivo e em Cores, da Unesp, vem colorindo escolas estaduais e municipais de Bauru. O grupo faz a revitalização da rede de ensino na cidade, realizando a pintura de painéis exclusivos nas paredes das unidades.
Trazer a arte para dentro dos ambientes escolares é uma maneira de revigorar e investir na identificação dos estudantes com a escola, além de reforçar o sentimento de representatividade e pertencimento dessas crianças e adolescentes. Como uma maneira de ampliar essa percepção e aproximar a comunidade da universidade, o “Ao Vivo e em Cores” conta com a participação tanto do corpo docente, quanto dos pais e alunos durante as ações nos colégios.
Com o intuito de dar uma nova cara para esses murais, a equipe de arte se responsabiliza pela criação de um modelo individual que combine com cada escola, levando em consideração a opinião dos funcionários e estudantes. Depois disso, é hora de colocar a mão na massa e tirar as ideias do papel.
Para Vitor Comar, Coordenador de Comunicação do projeto, a função dos painéis é inspirar e educar, “acreditamos que a arte tem o poder de mudar vidas tornando o dia a dia mais belo, mostrando que a vida com cores é muito melhor, além de deixar o espaço escolar mais semelhante com aquilo que os alunos e docentes esperam e querem”.
Ao longo dos anos
Com 12 anos, o projeto já passou por várias mudanças, e hoje conta com 63 alunos e 8 repartições. Vitor relembra o início dessa história, “tudo começou em 2012 com uma ação no parque Vitória Régia em retribuição à comunidade de Bauru, porém, após a vandalização da intervenção realizada, o projeto decidiu mudar o foco para a conscientização de crianças e adolescentes em relação ao pertencimento e valorização do espaço público, da educação e da arte”.
Para os estudantes que se interessarem pelo propósito do grupo, as inscrições para o Processo Seletivo de 2024 ficam abertas até o dia 17/3.