Bosque da Comunidade: um museu a céu aberto

Conheça o Bosque da Comunidade e celebre a preservação das nossas culturas e história 


Foto: Marcos Cardinalli

Localizado na quadra 29 da rua Araújo Leite, próximo à maternidade Santa Isabel, o Bosque da Comunidade é um dos principais pontos turísticos da cidade de Bauru. O Bosque José Guedes de Azevedo foi inaugurado em 1979, e hoje, de acordo com a Lei Orgânica do município, é considerado patrimônio ecológico da cidade de Bauru, o que garantem a preservação permanente do local.
A área ambiental conta com cerca de 16 mil metros quadrados, com pistas de caminhada, playground para as crianças, banheiros e muita biodiversidade que somam vários espaços integrados de bem público e de áreas desocupadas, unidas para formar seu grande retângulo.
Foto: Marcos Cardinalli
Em maio de 1979, o prefeito bauruense Osvaldo Sbeguen plantou a primeira árvore no Bosque da Comunidade: uma figueira branca. A figueira branca é uma árvore nativa, usada em reflorestamentos de áreas degradadas, comuns na região de Mata Atlântica. Originalmente, a região de Bauru apresentava características transicionais entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Atualmente, devido ao desmatamento, predomina a vegetação de cerrado.
Foto: Marcos Cardinalli
A preservação cultural e histórica nos afetam diretamente. É quase impossível pensar em um mundo onde não se conhece o passado. Os rastros deixados por aqueles que vieram antes de nós são como “guias” para novas descobertas e geram conexões profundas com o mundo em que vivemos. Extremamente importante por abrigar árvores de espécies típicas da flora brasileira, o Bosque da Comunidade é considerado um “museu da biodiversidade”, preservando a natureza em suas diversas variações. Abriga também uma “Maria Fumaça”, doada pela prefeitura de Bauru em 1977.
Foto: Marcos Cardinalli

O Bosque da Comunidade está aberto aos visitantes de segunda à sexta, das 6h ate às 19h30. Nos fins de semana e feriados, a comunidade pode desfrutar do espaço das 7h às 18h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *