Saiba como cultivar uma horta orgânica e garantir alimentos frescos todos os dias
(Foto: Christyam de Lima/Flickr) |
Plantar verduras, frutas e hortaliças em casa é uma ótima maneira de reduzir o desperdício, economizar e ainda ter a satisfação de consumir alimentos frescos e sem agrotóxicos.
Para cultivar algumas dessas plantinhas não é necessário muito espaço, como é o caso dos temperos, que podem ser plantados em vasos pequenos. Para plantas maiores, como o maracujá, é necessário uma área maior.
Confira abaixo, dicas de verduras, frutas e hortaliças que você pode cultivar em casa.
Tomate
Essas frutas, consumidas como hortaliças, são fonte de vitaminas A, C , E e potássio. O tomate é fácil de cultivar em vasos dentro de casa. Para isso é preciso secar as sementes, colocá-las em um vaso com pelo menos 20 cm de profundidade com terra vegetal, em um lugar com grande quantidade de luz e não esquecer de molhar.
A variedade tomate-cereja cresce mais rápido que o comum. Por ser uma trepadeira, requer uma treliça para seus galhos se enlaçarem.
(Foto: Marcio Erli/Flickr) |
Manjericão, salsinha, cebolinha e alecrim
Na pizza e na macarronada, o manjericão faz toda a diferença. A salsinha e a cebolinha dão o toque especial em diversas receitas, enquanto o alecrim vai bem com carnes e peixes. Para ter uma muda desses temperos em casa não precisa de muito espaço. Eles podem ser plantados em vasos individuais ou em uma única jardineira comprida.
Esses temperos super cheirosos exigem boa claridade e rega, pelo menos dia sim, dia não, para se desenvolverem.
Salsinha, manjericão, alecrim e cebolinha plantados em uma pequena jardineira, o tamanho da floreira define o quanto as plantas vão crescer. (Foto: Lucélia Matos Moraes) |
Maracujá
As sementes do maracujá devem ser semeadas secas, assim como o tomate. O maracujá cresce como parreira, por isso, precisa de mais espaço e vão bem em cercas e grades.
Além da fruta ser deliciosa para sucos e doces, quem tem um maracujá em casa pode observar suas lindas flores exóticas.
Flor de Maracuja (Foto: Antonio Carlos Bohnke) |
Morangas
Jogue as sementes secas das moranga em canteiros limpos, elas são plantas rasteiras que nascerão no chão e não requerem muito cuidado, apenas sol e manter a umidade.
O desperdício da moranga é praticamente nulo. Suas pontas, conhecidas como cambuquiras, são ricas em ferro e cozidas são base de sopas. A moranga pode ser preparada como doce, recheada com carne seca ou camarão. As flores podem ser empanadas e servidas como acompanhamento.
(Foto: Lucélia Matos Moraes) |
LEIA MAIS